Se você já se perguntou quando deve utilizar uma entretela hidrossolúvel então esse texto é para você!
Entretelas são essenciais para fazer um trabalho de bordado. As entretelas funcionam como um estabilizador das linhas no tecido, mas isso você já deve saber. Agora, o que é uma entretela hidrossolúvel? Qual o seu diferencial? Vem! Vamos descobrir!
Após efetuar seus bordados você retira os excessos que ficam no verso do bordado seja qual for a entretela utilizada, certo? As entretelas mais comuns são as Rasga Fácil que após o bordado você facilmente consegue rasga-las com a mão retirando boa parte de seu excesso, isso é um cuidado muito importante para não deixar o bordado duro e nem incomodando a pele para quem tiver contato com a peça, porém como dissemos esta entretela retira apenas boa parte do bordado, deixando entre as linhas, principalmente, uma quantidade razoável de entretela e é aí que as Entretelas Hidrossolúveis entram.
As Entretelas Hidrossolúveis fornecem toda estabilidade que a entretela Rasga Fácil oferece, mas com um algo a mais… Ela some completamente no bordado após o trabalho estar finalizado.
E é daí que vem o nome Hidrossolúvel que significa solúvel em água.
Basta você colocar sua peça bordada debaixo da torneira, de um pote com água, de preferência em água corrente, que a entretela se dissolve completamente deixando somente o bordado no tecido. Isso gera um bordado mais leve, menos agressivo no contato com a pele e melhora a própria aparência do trabalho.
Mas assim, posso usar qualquer hidrossolúvel em qualquer trabalho? Não é bem assim… Agora vamos explicar qual entretela hidrossolúvel você deve usar dependendo do trabalho que fará!
Essa entretela possui um aspecto muito semelhante ao plástico, embora não seja, mas por ser solúvel em água esta entretela pode sofrer com a umidade do ambiente onde está e ficar mais rígida ou mais amolecida.
Assim como toda entretela a utilização da MAX35 também é ligada ao tecido que você quer bordar, no caso a MAX35 é Ideal para o bordado em tecidos grossos como toalhas, pois por ser mais leve e maleável ela dará a sustentação ao bordado sem enrijecer o manuseio do tecido nem dificultar a passagem da agulha.
Todas entretelas para bordado aqui da MAX são compatíveis com todo tipo de máquina doméstica de bordar, e a MAX35 não é diferente ela estabiliza a linha no tecido evitando a formação de rugas na peça.
Entretela Hidrossolúvel MAX60
Essa entretela é muito semelhança a MAX35 tendo, porém, uma espessura maior que é o que dá o seu nome, MAX60 por possuir 60 micras de espessura. Ideal para bordar em tecidos mais finos e com tramas abertas como a lã. Estabiliza o bordado fornecendo maior firmeza na linha. Essa entretela é muito utilizada na técnica de Richelieu, pois ela aceita que o bordado seja feito diretamente nela, sem a necessidade de tecidos.
Entretela Hidrossolúvel TNT MAX40
Entretela com um aspecto muito similar ao TNT, porém com a tecnologia de ser hidrossolúvel, ou seja, some em contato com a água.
Essa entretela é utilizada para bordados em tecidos mais finos, pois ela tem uma consistência maior que as demais, sendo assim, você pode, assim como na MAX 60, bordar diretamente na entretela, sempre bom verificar se é necessário uma ou duas camadas para isso. A TNT MAX40 é muito utilizada em trabalhos com as técnicas de: Guipir, Crivo, Richelieu, Bordado flutuante, Bordado Livre e outros trabalhos e técnicas populares, vale a pena fazer o teste.
Essa entretela é conhecida e requisitada por ser de fácil manuseio, indicada por isso para quem estiver iniciando na área do bordado.
Se você leu até aqui espero que tenha gostado e entendido como funcionam as entretelas, caso tenha ficado com dúvidas pode nos chamar que estaremos dispostos a te ajudar.