As entretelas são essenciais para dar sustentação a linha do bordado, compõem as frestas que os tecidos tem ajudando a prender a linha o mais firme possível.

Porém manter a entretela na peça após o uso do bordado pode acabar deixando seu trabalho pesado e com um acabamento não muito interessante visualmente, por isso os principais tipos de entretelas no mercado buscam suprir essa necessidade de remoção de sobras, entre as principais entretelas estão as Rasgáveis e as Solúveis (solúvel em água ou solúvel no calor).

Entretela Rasgável
Possuem diversas gramaturas, dá mais fina a mais grossa, são feitas normalmente de algodão, por isso são um material mais firme. Elas têm esse nome por possuir uma tecnologia que as faz serem rasgadas com um simples puxar. Assim você, após bordar, remove esse material facilmente. Deixando seu bordado limpo.

Entretelas Solúveis
São entretelas mais tecnológicas e que trazem um acabamento ainda melhor para os trabalhos. As entretelas de rasgo fácil somem do entorno do bordado completamente, mas dentro do bordado, entre as linhas, ela ainda continua, assim as entretelas solúveis chegaram para resolver este problema, com um aspecto semelhante ao plástico você escolhe a espessura que pretende usar e borda, depois rasga as sobras externas com a mão e com o auxilio de uma torneira, entretelas hidrossolúveis, ou o auxílio de um ferro de passar, entretelas termo solúveis, você remove a entretela por completo, isso deixa o teu trabalho muito mais leve e com um acabamento todo especial.

Esses são os principais tipos de entretelas e suas utilidades, dentro desse mundo de entretelas existem diversas possibilidades acompanhe nosso blog para ficar por dentro de tudo que tem de novo no mundo do bordado.

Um comentário em “O que são entretelas para bordado?”

Deixe um comentário