Mas afinal, qual a diferença entre Costura e Bordado?!

Quando você vê a maquina de costura ou a de bordado, você sabe a diferença?
Essas duas técnicas são muito semelhantes e podem gerar alguma confusão em quem ainda está entrando no ramo do artesanato. Por isso, vamos falar um pouco sobre cada técnica e quais são suas semelhanças e diferenças.

Cada técnica exige acessórios específicos para sua confecção. Por exemplo, os dois utilizam linhas para serem feitos, porém cada um tem linhas específicas. Os dois utilizam tecidos, porém o bordado pode ser feito sem tecido, direto na entretela. Entretelas que aliás são acessórios exclusivos do bordado.

Mas vamos lá, afinal o que são cada uma dessas técnicas?

A costura acompanha o ser humano desde os primórdios de nossa história. É uma técnica inicialmente simples, que distingue inclusive nossa existência dos demais animais, consiste basicamente na junção de partes de tecidos utilizando agulha e linhas. Dessa forma, criamos peças de vestimentas para proteção climática, expressão cultural e artística dentre outros objetivos.

Já o bordado não tem essa função estrutural que a costura possui. O bordado, pode se dizer, é a decoração que se aplica sobre um tecido. Mas isso não denota menor importância, pelo contrário, o bordado traz personalidade para peças de vestuários e ganhou tanto gosto do público em geral que hoje é dividido em várias sub-técnicas. Com o passar do tempo, o bordado ganhou vida própria e se separou da decoração de vestuários, podendo ser feito até mesmo acessórios somente com bordado.

Essa, obviamente é uma simplificação do que cada técnica é e representa, em breve traremos mais conteúdos sobre o mundo do artesanato, em especial sobre o bordado. Fique de olho em nossas redes sociais para não perder nada e até mais!